Total de visualizações de página

domingo, 21 de outubro de 2012

Lamento de sertanejo

 

Êta sêca medonha! A terra isturricada,                    
E um sufrimento sem tamanho.
É uma dificuldade nóis ter água de beber,
Imagine pra tomar um banho.
Mas o qui mim parte o coração,
No isolamento desse mundão,
Num é nem a sede qui sinto,
Nem também a farta de pão.
O qui mim deixa mermo triste
E mim chega  água  nos zóio,
Qui num sei como inda ixiste,
É quando pranto os juêi  no chão
Nesse inorme e rachado torrão
Com o sol  a quemá meu lombo
Bebo a água da criação.
Qui o home passe aperto,
Pois tem lá os seus pecado,
Mas os bicho, por que?
Por que morrê de sede,
Minha burrinha e meu gado?
Meu Senhor onipotente
Ajueiado  peço  perdão,
Pela minha farta de senso
Pelas minha palavra em vão.
É que aqui pra essas banda
Quando a ira se disperta,
É nóis sintino no estombo
O siná que a fome aperta.
A farta do qui cumê,
Um minino chorando de fome
Outro quereno morrê.
A muié  maga feito um calango,
E eu quais  nada pudeno fazê.
A num sê me botá nas andança
Percurano arguma cumida
Pra mode botá na pança.
Pur tudo isso é qui Ti peço,
Que alivie o sufrimento,
Pra que o pobre sertanejo
Possa as vez sorri contente,
Pra  nóis num vê a toda hora
Morte de bicho e  de gente.
E sentir como todo mundo
Prazer com a água e o vento,
E   tê antes do fim,
Uma veizinha que seja,
Fartura de água e  alimento.
Meu Senhor eu lhe suplico,
Que mais  uma vez  me perdoe
Por minha agonia e farta de jeito,
Se por má  conhecer  as palavra
Num tiver  rezando direito.
Mas Te rogo do jeito que sei,
Acode meu sertão quirido
Que sem Tu, nóis tá  perdido!.

 

Miguel Cerqueira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário